Histórico

2005

A Liga de Saúde Mental foi fundada em 08 de agosto de 2005. Disponibilizando 32 vagas, cada ano acadêmico (3º ao 6º ano de Medicina e 2º ao 4º ano de Enfermagem) tinha apenas 4 vagas disponíveis e 4 vagas disponíveis para residentes e aprimorandos. O primeiro ano de atividades foi coordenado pela Profa. Dra. Emirene Maria Trevizan Navarro da Cruz, Prof. Carlos Roberto Feres e Profa. Maria da Graça Girade Souza, com carga horária total de 40 horas. Foi realizada a I Semana de Capacitação da Liga de Saúde Mental nos dias 08 e 09 de agosto de 2005.


2006

O primeiro estatuto da liga designava 7 tipos de coordenadores: Gerais, de Comunicação, de Finanças, de Assuntos Comunitários, Científico, de Educação em Saúde e de Arquivos e Registros. Além disso, a liga era ligada ao CAEZ (Centro Acadêmico Euryclides Zerbini) e CAERP (Centro Acadêmico de Enfermagem Jader Naves dos Reis). Em 2006, a sigla da liga era LSM. A primeira coordenação, de agosto de 2006 a julho de 2007, foi:
Coordenadora Geral – Ester Franco de Souza
Coordenador de Comunicação – Estéfano Fornazari Ubiali Guimarães
Coordenadora de Finanças – Jéssica Montagne
Coordenador de Assuntos Comunitários – Jefferson Altro Almeida
Coordenadora Científica – Érica Santiago
Coordenadora de Educação em Saúde – Ellen Carolina Marques Conte
Coordenadora de Arquivos e Registros – Giovana Garcia Tarifa

O projeto de extensão foi realizado em parceria com o CRAMI, em que desenvolveu-se atividades teóricas (aulas) e práticas (oficinas) com adolescentes entre 15 e 17 anos do Agente Jovem. Os temas foram: convívio em família; família e sexualidade; violência e saúde mental; brincadeiras antigas; drogas, tabagismo e alcoolismo; prevenção DST e AIDS.

2007

Agora com a sigla LISME, a liga foi vinculada ao COLIG e Jefferson Altro Almeida assumiu como coordenador geral. A liga continuou realizando o projeto de extensão em parceria com o CRAMI, além de realizar atendimento no Pronto-socorro Central. O plano de ensino incluiu aulas sobre suicídio, saúde mental, álcool e drogas, psiquiatria forense e necessidades especiais; além da exibição de documentários como “Ilha das Flores”, “Surplus” e “Notícias de uma Guerra Particular”.

2008 e 2009

A coordenação foi reduzida para apenas 4 pessoas que prosseguiram com a LISME em 2008 e 2009:
Coordenador Geral – Eduardo Portela de Oliveira
Coordenadora de Extensão – Marília Capuço Oliveira
Coordenadora Científica – Maraína Pegorini Libório de Lima
Coordenadora de Ensino – Melina Usui Tanaka

Deu-se continuidade ao projeto de atendimento no Pronto-socorro Central, além de visitas a instituições da cidade (como CRAMI, Escola de Cegos, APAE e Lar de Bethânia), atuação na fundação CASA e participação no projeto “Agente Jovem”. Foi realizada uma iniciação científica no Ambulatório de Psiquiatria, orientada pelo Prof. Dr. Lazlo Ávila. Alguns temas de aulas ministradas foram: tanatologia, saúde mental, psiquiatria forense, suicídio, álcool e drogas e transtorno de humor.
Surge o primeiro logotipo da LISME:

cvalogo1

2009 e 2010

Foi incluído o cargo de coordenador de comunicação, sendo a coordenação composta por 5 pessoas:
Coordenadora Geral – Marília Capuço Oliveira
Coordenadora de Extensão – Danilo de Oliveira Botelho
Coordenador Científico – Luis Felipe Machado Lauletta
Coordenadora de Ensino – Érica Carneiro Pessoa
Coordenadora de Comunicação – Pamela Risardi Francelin

O plano de extensão incluiu participação em campanhas focais sobre álcool e outras drogas em diversos pontos da cidade, além de participação no projeto “Plantões Psiquiátricos”, realização de projeto com gestantes no quarto andar do Hospital de Base e atuação em escolas com palestras sobre sexualidade e outros aspectos de saúde mental. Alguns temas que foram abordados durante as aulas: introdução à psiquiatria, psiquiatria infantil, transtornos de personalidade, psiquiatria forense, álcool e drogas, psiquiatria geriátrica e esquizofrenia; além de apresentação e discussão sobre os filmes “Garota interrompida” e “Um estranho no ninho”. O processo seletivo para entrada na liga foi realizado por meio de uma prova com questões sobre a aula de Psiquiatria Infantil.

2010 e 2011

Foi retirado o cargo de coordenador científico e não houve realização de projeto científico durante a gestão. A coordenação foi composta por:
Coordenadora Geral – Érica Carneiro Pessoa
Coordenadora de Extensão – Adolpho Alexander Letizio da Silva
Coordenador de Comunicação – Priscila Fernandes Martins
Coordenador de Ensino – Luis Felipe Machado Lauletta

Os planos de ensino e extensão foram idênticos ao realizado em 2007 e 2008. O processo seletivo foi uma prova com questões de múltipla escolha sobre o tema “Conceitos básicos sobre saúde mental”.
O logotipo da liga foi novamente alterado:

lisme2


2011 e 2012

Expansão para 40 vagas disponíveis na liga. O conteúdo programático foi reformulado e contou com temas inovadores na liga: reforma psiquiátrica, modelo de atenção em saúde mental, o auxílio familiar e a reinserção do paciente psiquiátrico, semiologia psiquiátrica, enfermagem psiquiátrica, transtornos de ansiedade, depressão, bipolaridade, transtorno somatoforme, transtornos de alimentação, transtorno dissociativo, distúrbios do sono, teoria do caos, transtornos de personalidade, transtornos psicóticos e esquizofrenia; além da exibição dos filmes “Ilha do Medo”, “As três faces de Eva”, “Mr. Jones” e “Garota Interrompida”.
A coordenação foi reformulada e foi composta pelos seguintes alunos:
Coordenador Geral – Adolpho Alexander Letizio da Silva
Coordenadores de Pesquisa – Pedro Henrique Klettenberg e Luana Gaino Bertolazzi
Coordenadores de Extensão – Daniele Cristiny da Silva, Lilian Rodrigues de Souza e Aline Gabrielle da Silva
Coordenador de Ensino – Bruna Bighetti e Thaise Borges
Secretária – Marcela Machado Menezes


2013

Retorno para apenas 30 vagas oferecidas para membros. A coordenação foi composta por:
Coordenadora Geral – Juliana Gonçalves Yogolare
Coordenador de Pesquisa – Lucas Romagnolli
Coordenadores Administrativos – Juliany Roberta Cintra e Ana Luiza de Aquino Oliveira
Coordenadores de Ensino – Nicolle Kolber, Isabela Rossi e João Eduardo Torrecillas Sartori

Os temas de algumas aulas foram: reforma psiquiátrica, vertentes em psicologia, psicoterapia, drogas, transtorno de ansiedade, transtorno alimentar, psicossomático, esquizofrenia e suicídio. A liga participou da Feira das Ligas e exibiu filmes como “Bicho de Sete Cabeças”, “Shine” e “Sybil”. As atividades de extensão incluíram trabalho com cuidadores de asilos da região, realizando atividades de capacitação; além do evento “Inocência Perdida” sobre violência contra crianças e adolescentes em parceria com o CRAMI e a IFMSA Brazil.
O logotipo da liga foi novamente reformulado:

LYSME


2014

Novamente expansão de vagas oferecidas para membros. A coordenação foi composta por:
Coordenadora Geral – Isabela Rossi
Coordenadores de Ensino – Flávio Henrique Barros de Simoni e Leopoldo Silva Oliveira
Coordenadores de Pesquisa – Lorena Queiroz Furtado de Mendonça e Bruno Soleman Maritan
Coordenadora de Extensão – Nathalia Rabello da Silva Sousa
Coordenadoras de Comunicação – Marina Leite de Fornasari e Bárbara Ferreira dos Santos

Alguns temas apresentados pela liga foram: esquizofrenia, psiquiatria infantil, psiquiatria forense, transtornos de sexualidade, emergências psiquiátricas, autismo e transtornos alimentares. A liga participou da Feira das Ligas.
Pequena alteração no logotipo da LISME:

10154499_622966841112818_2159216041367673582_n


2015

Mais de 80 estudantes se inscreveram e foram oferecidas 40 vagas. A prova de seleção teve como conteúdo a aula inicial sobre Suicídio. Foi criado o site da LISME e o logotipo foi reformulado. A coordenação foi composta por:
Coordenador Geral – Vinícius Massarenti Carrara Vulcano
Coordenadora Administrativa – Nathalia Rabello da Silva Sousa
Coordenadores de Ensino – Ana Carolina dos Reis e Gabriel Augusto Leitão de Abreu Ricco
Coordenador de Extensão – Gabriela Sória e Lucas Guilherme Gomide de Paula
Coordenadores Científicos – Daniel Figueira e João Eduardo Torrecillas Sartori
Coordenador de Comunicação – Daniel Felix Valsechi

16467_1564087270515862_8731172042173683610_n